Como Fazer Revisão Cadastral do Cadúnico pelo app
Conheça um pouco a respeito do CadÚnico, o tipo de cadastro que ficou conhecido recentemente por causa do governo federal que exigiu que os beneficiários tivessem inscrição nele. Veja um pouco mais a respeito do cadastro único e como fazer revisão cadastral no App.
Conteúdo
Entenda um pouco mais sobre o que é CadÚnico (Cadastro Único)
O conhecido cadastro único serve para cidadãos de baixa renda obterem alguns benefícios do governo federal.
Coordenado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento, esse tipo de cadastramento foi desenvolvido no ano de 2001, a partir do decreto 3.887, sendo voltado para programas sociais criados pelo governo federal.
Sendo assim, tendo como principal objetivo identificar as famílias que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. E através do cadastro único, é muito mais fácil identificá-las por causa dos seus dados.
O CadÚnico serve para dar apoio à implementação de políticas públicas, aspirando sempre à melhoria das famílias de extrema pobreza e pobreza.
O cadastro único armazena e utiliza essas informações a respeito da família nesse tipo de situação. É necessário obter diversos tipos de informações, como características de domicílio e os dados de cada membro da família do cadastro.
Assim, o governo federal consegue medir os níveis de prioridade para a melhor assistência dos seus beneficiados. Então não é problema algum para que o governo fique a par de todas as vulnerabilidades dessa classe social.
Para que você possa usufruir de todos os benefícios do governo, por ser de baixa renda, é necessário estar cadastrado no cadastro único. Caso contrário, independentemente da sua renda, será impossível conseguir os auxílios sem o cadastro.
Benefícios fornecidos pelo Cadastro Único
A partir do momento que você se inscreve no cadastro único, você pode ter a garantia de que tenha acesso a diversos programas sociais oferecidos pelo governo. Entretanto, saiba que cada programa do governo tem algum tipo de exigência diferente uns dos outros.
Só que diferente do que muitos pensam, todos eles têm algo em comum, que é manter o cadastro único sempre atualizado. Isso é obrigatório, pois pode ter algum tipo de alteração de renda da família.
Os benefícios de acesso à gratuidade, que exigem inscrição no cadastro único e são benefícios do mesmo são:
- Água para todos
- Aposentadoria de pessoas baixa renda
- Bolsa Família
- Bolsa estiagem
- Bolsa verde
- Brasil alfabetizado
- Carta social
- Crédito instalação
- Enem
- Identidade jovem
- Minha Casa Minha Vida
- Serviços assistenciais
- E todos os programas do Governo Federal
Entre outros que qualquer um com cadastro único têm direito.
Como realizar uma inscrição para o Cadastro Único?
A princípio, para quem não faz ideia de que tem direito a benefícios do governo por ser de baixa renda, saiba que o município realiza visitas domiciliares às famílias em lugares de vulnerabilidade social.
Dessa forma, essas famílias podem conseguir fazer o cadastro e começar a receber os auxílios. Porém, isso geralmente acontece somente nos lugares de extrema pobreza. Saiba que essa não é a única forma de você conseguir se inscrever no cadastro único.
Caso você já tenha tomado ciência a respeito desse tipo de cadastro, que deve ser feito para ter os benefícios do governo, veja como é fácil de realizar sua inscrição.
Todo o tipo de gente que se enquadrar nos tipos de renda de extrema pobreza pode procurar o centro de referência em assistência social no município em que reside e solicitar o seu cadastro.
Veja tudo o que você precisa fazer para fazer o seu cadastro. Primeiro, é necessário ter uma pessoa que seja a responsável pela família inteira. Assim, ela terá que responder perguntas do cadastro. É necessário vínculo sanguíneo com a família e residir na mesma residência, além de ser maior de 16 anos.
O responsável pela família deverá estar com CPF ou título de eleitor em mãos. Entretanto, se for indígena ou quilombola, pode apresentar outro documento, como certidão administrativa de nascimento do indígena.
O responsável que for fazer o cadastro deve possuir pelo menos um documento oficial de cada membro da família. Por fim, deve-se ter em mãos um comprovante de endereço.
Durante o cadastro único, não é obrigatório apresentar o comprovante de residência, entretanto, pode facilitar muito no seu cadastro, em caso de acontecer alguma coisa fora do comum.
Como fazer a revisão cadastral do cadastro único no APP?
Existem diversas formas de você conseguir fazer a sua revisão cadastral do cadastro único. Entretanto, a mais comum e mais fácil é pelo aplicativo.
Além de conseguir pelo aplicativo, você também pode fazer as suas consultas pelo site e também pelo telefone fixo. Através do programa social telefone para todos, é possível que você consiga ter o aplicativo baixado no seu celular.
Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo meu CadÚnico. Ele está disponível para qualquer sistema operacional, seja Android ou iOS, ou seja, para Play Store ou para App Store.
Feito isso, você deve abrir o aplicativo e logar a sua conta. Isso é bem simples, basta colocar os seus dados de acesso ao aplicativo. Logo de cara, terá um formulário para você fazer, então somente precisa preencher o formulário com nome, data de nascimento, nome da mãe e o lugar onde mora.
Caso tenha tido alguma alteração, basta somente você alterar no próprio aplicativo. É importante confirmar e verificar se está tudo preenchido corretamente.