Como otimizar um site WordPress

O WordPress é o sistema de criação de sites mais popular do mundo. Literalmente, é o mais usado na web, com um share com mais de 27 milhões de sites ativos em todo o mundo. Criar um site é fácil, existem plugins e temas. Mas há algo que não é tão fácil: otimizar um site WordPress.

Os plugins e temas podem até já vir otimizados (especialmente os temas premium, que assumem muitas vezes a opção de se declararem como temas otimizados para SEO) mas é o conjunto de plugins e a forma como funcionam com os temas que torna tudo mais complicado.

Além disso, o conteúdo, que é considerado o “rei” do website, deve também estar otimizado. Imagens com tamanho grande só vêm atrasar o carregamento do site e oferecer uma experiência menos boa para o utilizador final.  

A hospedagem é também um fator decisivo, pois devemos alojar o site num servidor que esteja otimizado para o uso que lhe vamos dar. Em último caso, devemos sempre optar por uma hospedagem de alta performance.

Trocando tudo isto por coisas práticas, deixamos aqui 7 dicas de como pode otimizar o seu site WordPress de forma fácil – até porque essa é uma plataforma que indicamos frequentemente aqui no blog para a criação de portfolios.

As dicas variam em dificuldade, sendo que as primeiras são as mais fáceis de executar.

como-otimizar-site-wordpress Como otimizar um site WordPress

1. Atualize plugins e temas

Os plugins são pequenos “addons” que adicionam funcionalidades ao WordPress. Por exemplo, existem plugins para newsletters, mas o WordPress não vem com esse plugin quando é instalado. O tema, ou theme em inglês, é aquilo que visualmente se mostra o site.

Ambos os plugins e temas têm que ser atualizados. O WordPress tem uma opção do lado esquerdo no menu onde mostra todas as atualizações. No entanto se o tema for premium, em alguns casos devemos ir ao site do autor e procurar manualmente pela última atualização.

As atualizações não só deixam o site seguro, como também podem aumentar a performance.

2. Utilize imagens otimizadas

Cada vez que é criada uma imagem, a mesma pode ser otimizada. Isto é, reduzir a imagem sem visivelmente reduzir a apresentação da mesma, cores, etc.

Isto faz com que quando a imagem é apresentada no site, carregue mais rápido porque tem um tamanho menor. Sites como o TinyPNG ou o Img2go são locais onde podemos otimizar as imagens que serão utilizadas no site.

3. Crie logotipos atrativos

O logotipo é o primeiro elemento visual que impacta o visitante. Se o logotipo for ruim, a probabilidade de não gostarem do produto ou serviço apresentado no site é maior.

Há várias ferramentas para criar logotipos grátis que recomendamos o uso, para que a experiência de utilizador seja melhorada. Veja algumas delas no link acima.

Lembre-se que você pode sempre otimizar a imagem utilizando a dica que deixamos acima.

4. Instale um plugin de segurança para o login

A segurança do seu website é também uma forma de o otimizar. Isto porque se o seu site for atacado por hackers, vai perder reputação e isso pode literalmente arruinar o seu negócio.

Recomendamos instalar um plugin de “2FA”, isto é, Two Factor Authentication, para que possa ter uma segunda “senha” depois de introduzir o seu utilizador e palavra passe no wp-admin do WordPress.

Recomendamos o plugin Google Authenticator – WordPress Two Factor Authentication (2FA), que tem mais de 25 mil instalações.

5. Cache para aumentar o desempenho do site

Com tantos plugins e temas, há algo que pode ser feito e que pode ajudar imenso na performance do seu site. Mas este ponto deve ser apenas feito quando o site estiver todo concluído: instalar plugins de cache.

Existem vários, sendo que o mais conhecido é o Super Cache. Instale apenas um, teste a sua configuração e a rapidez, e se não estiver satisfeito pode testar outro.

Em suma, o plugin de cache guarda em “memória” o design e os elementos da sua página para quando alguém com o mesmo tipo de navegador acessar a mesma página, ele a mostre mais rapidamente.

6. Hospedagem de alta performance

Quando um site tem muitas visitas, a hospedagem compartilhada pode não ser a melhor solução.

Escolher uma hospedagem de alta performance significa optar por um VPS (Virtual Private Server, ou Servidor Privado Virtual).

Escolha um serviço de hospedagem otimizada para desempenho no caso de achar que o seu site não está tão rápido quanto o que esperava.

Já conhece a WOWF?

7. Ferramentas de análise web

O Google Search Console é uma ferramenta de análise de seu site em termos de SEO (Search Engime Optimization) que permite a verificação de vários fatores, incluindo a performance, erros do GoogleBoot, palavras mais pesquisadas, etc. Esta é uma boa ferramenta para utilizar para saber da “saúde” do seu site. E por ser do Google, como (quase) tudo o que vem do Google, é gratuita e muito fácil de utilizar.

Além disso, o SEMrush é uma excelente opção para analisar, acompanhar e melhorar o SEO do seu site.


Com estas dicas, o seu site vai ficar mais otimizado e pronto para a venda ou a apresentação de seus serviços e trabalhos. Basta praticar tudo o que foi mencionado aqui!

Se gostou, curta e compartilhe: