Modelos de apresentação de empresa por e-mail e carta comercial

Você provavelmente deve estar se perguntando: ainda vale a pena investir tempo ou dinheiro para montar uma apresentação de empresa para enviar por e-mail – ou até mesmo pelo correio?

Apesar do senso comum dizer o contrário, o e-mail ainda é um importante canal de comunicação entre empresas e consumidores. De acordo com uma pesquisa do Pew Internet, 92% dos adultos utilizam o e-mail.

Por isso a necessidade de se criar uma apresentação eficaz da empresa, do produto ou do serviço oferecido, e enviá-la aos potenciais clientes.

O mesmo pode ser dito para uma apresentação por carta, que segue uma estrutura muito semelhante à do e-mail. Além disso, a carta tem um apelo mais pessoal, já que é um objeto que pode ser tocado.

Mas como criar um e-mail ou carta de apresentação para empresa do zero?

Pensando em facilitar esse processo de comunicação dos empreendimentos que estão começando a investir em marketing agora, elaboramos alguns modelos de textos para compor sua mensagem.

Mãos à obra!

modelos-apresentacao-empresa Modelos de apresentação de empresa por e-mail e carta comercial

Dicas para apresentar sua empresa para clientes

A apresentação da empresa deve ser dinâmica e versátil, já que ela pode ser utilizada em diversas ocasiões.

Assim, o documento deve ser apresentado de formas distintas nos diferentes meios de comunicação.

Pensando nisso, confira dicas do nosso parceiro Fabio Lobo para apresentar sua empresa tanto por e-mail quanto por carta:

Apresentação por e-mail

A comunicação por e-mail é mais rápida e dinâmica. Se você não prender a atenção da outra pessoa em poucos segundos, ela irá apagar seu e-mail rapidamente.

  • O assunto do e-mail de apresentação da empresa deve ser curto e chamativo, já que é a primeira informação que será visualizada pelo destinatário. Caso não seja um título interessante, a apresentação correrá sérios riscos de não ser visualizada.
  • Não “enfeite” muito seu e-mail. Quanto mais simples, menos comercial e mais pessoal vai parecer. Assim, o e-mail não fica parecendo ser só mais uma mensagem automática.
  • Utilize uma comunicação leve, fácil de ler e que tenha relação com o público-alvo.
  • Não utilize anexos pesados e nem muitos links, visto que isso pode comprometer a entrega do e-mail ao destinatário.
  • Além disso, utilize ferramentas próprias para disparos de e-mail em massa, como o Sendy. E jamais envie e-mails para várias pessoas em cópia!
  • Vá direto ao ponto. Mostre resultados, diferenciais e como sua empresa poderá ajudar a solucionar os problemas existentes em sua área de atuação.
  • Adicione o logo da empresa no fim e no início do corpo da mensagem. O intuito é que a marca se mantenha na mente do leitor.
  • Por fim, dê uma atenção especial à assinatura, que quando bem construída agrega valor a mensagem, tornando-a mais séria. Deixe os meios de contato bem visíveis, a fácil acesso.

O que evitar no e-mail de apresentação?

Algumas coisas podem prejudicar o envio do seu e-mail, ou até mesmo os resultados que você espera com a mensagem.

  • Links: Colocar links externos demasiadamente no e-mail pode prejudicar o resultado final desse instrumento. Isso porque, essa técnica aumenta o risco do e-mail cair na caixa de spam;
  • Falsas promessas: Se o seu negócio não trabalha com determinada área, não cite-a no e-mail. Ser sincero é a melhor (e mais honesta) forma de conseguir clientes;
  • Linguagem impessoal: Não seja impessoal com os clientes, evitando a ideia de que há um robô por trás do e-mail;
  • E-mail não responsivo: Como atualmente as pessoas usam mais celular do que computador, você deve planejar um e-mail que consiga se adequar as diferentes telas dos dispositivos;
  • Endereço sem domínio próprio: Pega muito mal enviar um e-mail profissional de um endereço @hotmail.com, por exemplo. Então, utilize uma conta de e-mail com o domínio de sua empresa para enviar sua mensagem. Se você ainda não tem um, trate de criar!
  • Focar na venda: É claro que você deseja vender seu produto ou serviço, mas você não vai conseguir isso focando apenas nessa parte. Seja educado com o possível cliente, não seja direto ou invasivo.

Apresentação por carta comercial

A carta tem a vantagem de não cair no spam, ao contrário do e-mail. As chances do destinatário receber a mensagem do remetente, então, são maiores. Mas também é preciso ter alguns cuidados na hora de montar sua mensagem!

  • Comece falando das soluções que sua empresa oferece. Utilize subtítulos e listas para organizar as informações e facilitar a leitura.
  • Apresente os diferenciais e outros fatos interessantes sobre a empresa, mas sem se estender demais. Hoje em dia todo mundo tem pressa!
  • Adicione uma lista com os clientes mais importantes e conhecidos. Isso agregar valor à carta comercial de apresentação da empresa.
  • Aposte em parágrados curtos e que sejam agradáveis de ler.
  • Ofereça uma apresentação pessoal em seu escritório ou no endereço do cliente, por exemplo.
  • Por fim, adicione as informações de contato. Um QR Code estratégico pode facilitar bastante o contato.

O que evitar na carta de apresentação?

Algumas coisas parecem óbvias, mas mesmo assim é importante passar algumas noções básicas de boas práticas para que você escreva uma carta de qualidade.

  • Links: URLs por escrito em uma carta podem ser um tanto quanto inconveniente, já que força o seu cliente em potencial a digitar o endereço para acessar a página. Por isso, utilizar QR Code é uma ótima ideia;
  • Falta de identidade: Dê um cuidado especial ao visual de sua carta. Utilize a identidade visual de sua empresa para que tanto o envelope quanto a carta fiquem mais profissionais e chamativos;
  • Pouca legibilidade: Tenha cuidado para que todas as informações de sua carta estejam bem legíveis. Evite fontes muito pequenas, pouco contraste e texto por cima de imagens;
  • Linguagem impessoal: Assim como nos e-mails, a linguagem impessoal passa uma sensação genérica à carta.

Modelos de apresentação da empresa por e-mail ou carta

O público-alvo do seu negócio pode ser atingindo através de um simples e-mail. Através desse mecanismo é possível conseguir novos clientes, engajar consumidores e aumentar as vendas do seu produto ou serviço.

O mesmo pode ser dito sobre as cartas: pode parecer um jeito arcaico de se comunicar nos dias de hoje, mas muita gente ainda dá uma atenção especial às cartas (até porque é cada vez mais raro recebê-las).

Mas claro, para isso ser possível é necessário cativar os usuários com um bom discurso.

A seguir você confere alguns modelos de apresentação que podem influenciar na construção do e-mail para seu público.

Modelo 1

O primeiro exemplo é uma apresentação bem simples para a sua empresa que pode ser enviada por e-mail ou adaptada para uma carta comercial.

Olá, [primeiro nome do cliente]. Tudo bem?

Nós somos a [nome da empresa] e trabalhamos com [ramo do negócio]. Estamos no mercado há [idade da empresa] e durante todo esse tempo presamos por [faça um breve resumo sobre os princípios do empreendimento].

Por tudo isso, acreditamos que vamos nos dar muito bem! Então, se você deseja receber nossas novidades, ofertas e promoções, responda esse e-mail.

Aproveite para nos dizer o que você achou do nosso primeiro contato e o que você deseja receber com mais frequência por aqui.

Seja bem-vindo! [Adapte para corresponder com o destinatário]

Equipe [nome da empresa]

Modelo 2

Este exemplo pode ser útil para enviar um e-mail para quem fez um cadastro em seu site.

Oi! Que bom ter você por aqui, [primeiro nome do cliente].

Antes de mais nada, gostaríamos de nos apresentar para você. A [nome da empresa] é um novo conceito de experiência para [ramo do negócio].

Então, se você está em busca de [descreva os diferentes trabalhos desenvolvidos pela empresa] aqui com certeza é o seu lugar. Se você desejar, podemos conversar melhor por telefone e você tira todas as suas dúvidas. O que você acha de [estipule um horário, mas deixe em aberto]?

Estamos ansiosos por nosso novo contato. Um abraço!

Equipe [nome da empresa]

Modelo 3

O exemplo abaixo é ideal para lojas virtuais e sites de serviços, já que oferece cupom de desconto. Serve tanto para e-mail quanto para carta.

Olá, [primeiro nome do cliente], como vai?

Nós somos a [nome da empresa], especialistas em fazer [tipo de trabalho desenvolvido pelo negócio].

Estamos muito felizes por sua visita no nosso site. Tão felizes que vamos lhe presentear com um cupom de desconto para a sua primeira compra. Não é demais?

Então você já sabe, quando precisar de [serviços prestados pela empresa], basta nos procurar e usar o seu cupom [nome do cupom] e usufruir dos seus [porcentagem de descontos].

Mas caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através do e-mail [endereço de e-mail] ou então através do nosso WhatsApp: [número de contato]. Teremos o maior prazer em lhe auxiliar no que for preciso.

Então, até logo!

Equipe [nome da empresa]

Modelo 4

O exemplo de e-mail abaixo pode ser utilizado para prospectar clientes.

Olá, [primeiro nome do cliente]! Tudo bem?

Estou entrando em contato porque vi que sua empresa trabalha com [cite a área, por exemplo].

Conforme pode ver em meu site, ofereço serviços digitais com ênfase em:

[lista de serviços]

Sua empresa está precisando de melhorias em alguma dessas áreas? Se sim, me comprometo a prestar uma consultoria gratuita para te apresentar minhas soluções e também os próximos passos para impulsionar seu negócio.

Será que podemos marcar um call essa semana? Pode ser algum outro meio de comunicação de sua preferência.

Aguardamos seu retorno!

Até breve,

Equipe [nome da empresa]

Modelo 5

Confira abaixo um exemplo de carta comercial para apresentar um caso de sucesso e convidar seu cliente para uma reunião.

Oi, [primeiro nome do cliente], tudo bem com você?

Nós somos [nome da empresa] e trabalhamos com [ramo do empreendimento]. Estamos no mercado há [idade da empresa] e mesmo funcionando em [cidade da sede do negócio], atendemos todo o Brasil.

Prestamos diversos serviços como: [cite serviços que você ou sua empresa oferece]. Assim como a empresa [cite um cliente seu], que nos procurou para [explique a finalidade do contrato em questão].

Com a [empresa exemplo] conseguimos alcançar alguns objetivos, confira:

[Faça um resumo dos pontos alcançados, mostrando os números positivos]

Se você deseja alcançar resultados semelhantes, nós podemos lhe ajudar. Que tal tomarmos um café juntos ainda esta semana?

Aguardamos um retorno seu, [primeiro nome do cliente].

Equipe [nome da empresa]

Saiba como escrever sua própria apresentação empresarial para clientes

Antes de mais nada, aposte em um assunto chamativo para seu e-mail. Isso porque o assunto é a primeira informação lida pelo destinatário.

Se não for atrativo o suficiente, o cliente nem vai abrir o e-mail recebido.

Outra dica importante é o cuidado com o português, para evitar erros de concordância, pontuação e até mesmo de digitação.

Além disso, use a linguagem a seu favor. Entendendo o público que possui, você pode definir se usa uma linguagem mais coloquial ou formal.

Mostrar resultados, ser educado e ter uma linguagem leve são ótimas formas de prender a atenção do leitor. Também é indicado oferecer algo de diferente, para que o destinatário tenha mais um motivo para se interessar por seus serviços ou produtos.

Por fim, mas não menos importante, tenha uma atenção especial com a assinatura do e-mail. Com uma assinatura estruturada e bem elaborada você demonstra confiança e seriedade.

Pronto, com todas essas dicas e modelos, está na hora de você construir o próprio e-mail para apresentação da empresa. E assim, conseguir novos contratos!

Créditos das imagens: Freepik.
Texto enviado pelo parceiro Trampar Online.

SportsTechs: Saiba como funcionam as startups do esporte

Esporte e tecnologia costumam caminhar juntos, sobretudo atualmente, onde avanços digitais consideráveis estão acontecendo. Dentro dessa relação, surgiu as SportsTechs, que são empresas emergentes (Startups) voltadas exclusivamente para o ramo dos esportes, levando soluções a questões importantes para atender determinadas demandas dentro do ramo esportivo.

Mais do que permitir que pessoas vejam de perto eventos esportivos, as SportsTechs atuam em inúmeras frentes que permitem o acompanhamentos de metas de atletas, conexão com clubes e congregações, venda de itens esportivos por preços mais amigáveis, entre outras coisas.

sportstechs-startups-esporte SportsTechs: Saiba como funcionam as startups do esporte

Como funciona o mercado das SportsTechs?

O conceito das SportsTechs não é tão novo, mas ainda é bem pouco explorado no Brasil. Ainda assim, é nítido que o universo das startups com tecnologias aplicadas para o esporte é um mercado com grande potencial.

O nicho onde essas empresas atuam está sendo avaliado em US$8,6 bilhões e esse número deve triplicar nos próximos cinco anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, existem 62 empresas registradas atuantes no segmento, que ainda está começando no Brasil, mas possui um grande potencial de crescimento devido a quantidade de pessoas que acompanham ou vivem do esporte no país.

Globalmente falando, já existem cerca de quatro mil SportsTechs em todo o mundo. Nos EUA, na Europa e também na China, esse já é um mercado bem mais maduro, visado e sendo aposta de grandes investidores globais.

Muitos dos precursores desse tipo de empresa são esses amantes dos esportes que têm trazido para o digital as ações que antes aconteciam apenas olho no olho, e isso otimiza as práticas comuns em diversas categorias.

Outros mercados que estão em ascensão no esporte

As startups de esporte são, sem dúvida, resultados do grande avanço tecnológico que o mercado esportivo passou nos últimos anos, apesar de ainda estar começando no Brasil.

Outras empresas de setores também voltados para esporte e tecnologia, porém, já possuem um mercado mais significativo, cativando uma grande quantidade de pessoas e aumentando sua relevância com o passar do tempo.

As empresas de apostas esportivas são um ótimo exemplo disso, pois possuem um grande destaque atuando não só no mercado internacional, mas também dentro do Brasil, visto que a atividade é legalizada no território nacional para empresas que são sediadas em outros países.

Por isso, casas de apostas online, podem atuar de forma totalmente legalizada no Brasil, levando bastante conteúdo relacionado aos jogos para o público brasileiro.

Para se ter uma ideia do quanto o mercado de apostas esportivas é promissor, apenas no ano de 2020, no Brasil, o setor passou de R$ 2 bilhões de faturamento em 2018, para R$ 7 bilhões em 2020, isso significa que os apostadores brasileiros investem uma média de R$ 583 milhões de reais por mês em apostas esportivas.

Uma estimativa de 2018 da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o mercado poderá movimentar até R$10 bilhões por ano.

Créditos das imagens: Freepik.

Como vender no iFood? Tire todas as suas dúvidas!

No passado, cada restaurante tinha seu próprio sistema de entrega e, para fazer um pedido, era preciso que o cliente tivesse o número de telefone do lugar.

Hoje, há plataformas que funcionam como uma espécie de praça de alimentação virtual: Elas são responsáveis por concentrar os restaurantes de cada cidade e automatizar os pedidos, facilitando o processo para a empresa quanto para o cliente.

O iFood é um dos líderes do ramo na América latina. Aderir o seu negócio ao iFood pode resultar em maior visibilidade e em maior alcance de clientes em potencial, por meio de descontos e de outras promoções.

Neste artigo será apresentado o passo a passo para se cadastrar no iFood, assim como dicas que podem auxiliá-lo a melhorar as suas vendas.

como-vender-ifood Como vender no iFood? Tire todas as suas dúvidas!

Como cadastrar e começar a vender no iFood?

Antes de mais nada, você deve atender a alguns requisitos importantes, tanto para processar os pedidos quanto para receber os pagamentos.

Os pré-requisitos são:

  • O seu negócio precisa ter um CNPJ;
  • O seu negócio precisa de uma conta bancária vinculada ao CNPJ;
  • Em caso de MEI, a conta pode estar vinculada ao responsável;
  • É preciso de um computador ou celular com acesso a uma internet rápida e estável.

Plano Básico ou Entrega?

No momento do credenciamento, há duas opções de plano: o Plano Básico ou o Plano Entrega.

Ambos os planos não têm fidelidade, ou seja, podem ser cancelados a qualquer momento.

  • Plano Básico: Fica estabelecido que a entrega do produto deve ser feita pelo próprio restaurante. É cobrada uma taxa de 12% sobre os pedidos e uma taxa de 3,5% sobre os pagamentos feitos pelo iFood. Há, também, a cobrança de uma mensalidade no valor de R$100 quando o restaurante atinge R$1800 em vendas por mês na plataforma.
  • Plano Entrega: Disponível em apenas algumas regiões do país, nesse plano o iFood se encarrega de promover a entrega do produto. Nesse caso, é cobrada uma taxa de 27% sobre os pedidos e uma mensalidade de R$130 quando o restaurante atinge R$1800 em vendas por mês na plataforma. A taxa de 3,5% sobre os pagamentos feitos pelo iFood se mantém.

Cadastrando um negócio no iFood

cadastro-ifood Como vender no iFood? Tire todas as suas dúvidas!
Página de cadastro no iFood

Para cadastrar o seu negócio, você deve primeiramente acessar a área de cadastro do iFood. Nela, você preenche um formulário inicial com as informações do dono do estabelecimento.

A etapa seguinte consiste em informar os dados do negócio: CNPJ, nome do restaurante, telefone, endereço e especialidade. Nessa etapa, você informa se o seu negócio tem um serviço próprio de entrega ou não.

Por fim, a plataforma te leva à escolha do melhor plano para o seu estabelecimento, com base na disponibilidade do iFood para o Plano Entrega.

Finalizado o cadastro, é enviado o contrato para o seu e-mail.

Como melhorar as vendas pelo iFood?

Depois do cadastro, é interessante adotar uma postura estratégica em relação ao iFood para fazer um bom trabalho e satisfazer os clientes.

Confira a seguir algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido.

Use promoções e cupons de desconto

O iFood conta com categorias específicas para os restaurantes que oferecem promoções, cupons de desconto e frete grátis.

Oferecer ao cliente algum desses benefícios permite que o seu estabelecimento seja colocado em destaque nas devidas sessões, separando-o dos restaurantes concorrentes.

É importante lembrar que, antes de aderir a alguma promoção, você deve avaliar se é financeiramente viável para o seu negócio.

Invista na divulgação do seu restaurante

O iFood é uma plataforma que pode ajudar na visibilidade do seu estabelecimento, que passará a constar na lista de restaurantes da sua categoria na sua cidade.

Porém, é importante lembrar que essa é uma das plataformas de entrega mais usadas no Brasil e obviamente muitos concorrentes também se credenciam.

Você deve, então, investir em estratégias de marketing, preferencialmente por meio de redes sociais. Certifique-se de incluir meios de divulgação o link da sua loja no iFood.

Tenha um cardápio consistente

Um cardápio consistente é objetivo na descrição do produto, mas sem empobrecê-lo. As palavras e as imagens constituem a vitrine do restaurante no iFood e são elas que vão persuadir um cliente a fazer um pedido.

Dessa forma, é importante que a descrição seja criativa. Além disso, é preciso que haja especificação sobre o tamanho do prato e sobre os ingredientes.

Assim, você evita frustração de clientes em relação à quantidade de comida e consegue atender melhor clientes alérgicos e intolerantes.

Invista em fotos de qualidade

Novamente, as fotos no aplicativo são uma das principais formas do estabelecimento se comunicar com o cliente à distância.

É importante que as fotos no cardápio sejam da melhor qualidade possível, de forma a vender o produto. Mas é preciso tomar muito cuidado para que elas não construam uma propaganda enganosa.

A foto do aplicativo deve, acima de tudo, ser coerente com a comida que o cliente irá receber. Caso contrário, isso pode resultar em avaliações negativas para o restaurante.

Qualifique a sua equipe de entrega

Para os estabelecimentos que optarem por fazerem as próprias entregas, é de extrema importância que o serviço seja eficiente.

Além de contribuir para preservar a temperatura e a qualidade da comida, uma entrega mais rápida implica diretamente nas chances de um cliente repetir o pedido e nas chances de você receber mais avaliações positivas na plataforma.

Dessa forma, você deve qualificar os seus entregadores, além de construir um sistema de entrega sólido e uniforme.

Mantenha o seu perfil atualizado

O gerenciamento do estabelecimento deve ser feito pelo próprio empreendedor por meio da extranet do iFood. Nessa área, é possível gerenciar horários de funcionamento, pratos disponíveis no cardápio e outras informações básicas, assim como acessar relatórios de vendas e criar promoções.

Dessa forma, uma ferramenta para evitar transtornos e a frustração dos clientes é manter todas as informações o mais atualizadas possível.

Assim, você evita evasão de clientes e avaliações negativas por ter que informar ao consumidor, por exemplo, que o prato que ele acabou de comprar não está mais disponível.

Use o iFood loop

Disponível apenas em algumas regiões, essa é uma parceria entre a plataforma e alguns restaurantes. A proposta é que esses estabelecimentos ofereçam produtos de qualidade a valores mais acessíveis.

O cliente escolhe o prato e o horário de entrega, que é pré-estabelecido pela plataforma. O iFood, então, executa um agrupamento dos pedidos por região, aumentando, assim, a eficiência na entrega.

As vendas e o lucro dos restaurantes, nesse caso, se dá pelo aumento do volume de pedidos.

Créditos das imagens: iFood.

Como vender pelo Mercado Livre: passo a passo

O Mercado Livre é uma das principais plataformas de comércio eletrônico da internet, sendo a maior da América Latina. Para quem está querendo começar um e-commerce, é no mínimo interessante saber como vender pelo Mercado Livre.

Isso porque a plataforma tem uma grande audiência, o que por si só já aumenta as chances de vendas. Além disso, o Mercado Livre oferece ferramentas para que os vendedores possam destacar seus produtos e, assim, lucrar mais.

Para quem deseja criar um negócio online voltado para as vendas, saber utilizar a plataforma é essencial. E pensando nisso, fizemos um guia com todas as dicas para você começar a vender pelo Mercado Livre.

Confira!

como-vender-mercado-livre Como vender pelo Mercado Livre: passo a passo

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma plataforma de compra e vendas que funciona como um grande marketplace.

No site, qualquer pessoa física ou jurídica pode anunciar seus produtos. Com uma audiência de milhões de usuários pode dia, o marketplace é um dos maiores do mundo, sendo o maior da América Latina.

No incio de suas atividades, o Mercado Livre era mais utilizado por usuários comuns. No entanto, com a implementação de novas ferramentas, tecnologias e segurança, hoje a plataforma é utilizada por empresas e empreendedores de todos os tamanhos.

O Mercado Livre opera em 19 países da América Latina e conta com mais de 170 milhões de usuários.

Como começar a vender pelo Mercado Livre?

Para começar a vender pela plataforma será necessário criar um cadastro no site e, posteriormente, criar os anúncios para seus produtos.

O procedimento é simples e fácil de ser realizado.

No entanto, é essencial seguir algumas dicas para não errar na hora de publicar os anúncios e para fazer suas primeiras vendas.

Tudo pronto? Veja o passo a passo para começar a vender pelo Mercado Livre:

Como criar uma conta? Passo a passo:

mercado-livre-criar-conta Como vender pelo Mercado Livre: passo a passo
  1. Acesse a página do marketplace e clique na opção “Crie a sua conta”, localizada no menu superior.
  2. Em seguida será necessário inserir seus dados. Se for pessoa física, informe o nome, sobrenome, e-mail e informe uma senha. 
  3. Se for pessoa jurídica, informe o CNPJ, Razão Social, e-mail e crie uma senha.
  4. Clique em continuar para prosseguir.
  5. Pronto, agora confirme o seu cadastro para validar a sua conta. 

Como cadastrar um produto? Passo a passo:

mercado-livre-anunciar-produto Como vender pelo Mercado Livre: passo a passo
  1. Depois de criar a sua conta, volte ao site do Mercado Livre, faça o login e clique na opção “Vender”.
  2. Selecione o tipo de produto que deseja vender. Em seguida, escreva um título para o seu anúncio. A dica é escrever um título que seja fiel ao produto, então crie algo descritivo e atrativo aos  olhos dos clientes.
  3. Selecione a categoria do seu produto. A dica é escolher a melhor categoria que se enquadre no tipo de produto que você está anunciado, porque escolher a categoria certa influencia nas vendas realizadas.
  4. Preencha as informações de seu produto, como fotos, a quantidade disponível, o código universal e a ficha técnica. Caso você fique com dúvidas sobre como preencher essas informações, veja esse tutorial do próprio Mercado Livre.
  5. Insira o preço do produto e selecione o tipo de anúncio.
  6. Pronto, agora é só clicar na opção “Anunciar” para publicar o seu anúncio e se preparar para começar a vender.

A cada venda realizada, uma taxa será paga ao Mercado Livre. Então, antes de precificar o seu produto, é importante conhecer as taxas a ser cobradas para incorporá-la no preço final.

Como enviar produtos pelo Mercado Livre?

Uma parte essencial do processo de vendas na plataforma é a entrega de produtos. Os vendedores podem enviar seus produtos através do Mercado Envios para qualquer região do Brasil.

Ao realizar uma venda, imprima a etiqueta e a cole no pacote do produto. Em seguida, leve o pacote a uma agência dos Correios, uma agência do próprio Mercado Livre ou envie para um centro de distribuição da empresa.

Mercado Livre é seguro para vender e receber?

Sim, o Mercado Livre é seguro. A empresa foi fundada em 1999 e tem até ações na bolsa de valores.

O sistema trabalha com autenticação de dois fatores, e os pagamentos recebidos através do Mercado Pago são garantidos para o vendedor (mesmo que o comprador seja inadimplente). Caso precise, poderá entrar em contato com o Mercado Livre.

Como ter uma loja virtual no Mercado Livre?

Grandes marcas já têm loja virtual oficial no Mercado Livre – é o caso da Apple e da Adidas e até mesmo gigantes do varejo como Carrefour e Centauro.

Então, por que você também não poderia ter seu e-commerce por lá? Isso é possível através do Mercado Shops, que tem como benefícios:

  • Ativação com um só clique. Sua loja utiliza todas as publicações que você já possui no Mercado Livre. Então, se você já cadastrou produtos em uma conta pessoal, não precisa carregar seus produtos novamente; 
  • As vendas de o seu Mercado Shop também impactam na sua reputação e posicionamento no Mercado Livre. Você tem mais possibilidades de se destacar da concorrência e se tornar um MercadoLíder mais rápido;
  • Ofereça Mercado Envios e Mercado Pago em todos os seus produtos. Você tem uma cobertura completa do nosso ecossistema;
  • Personalização: escolha as cores, logotipo e imagens que identifiquem a sua marca;
  • Fidelização de clientes. Para cada compra seus clientes ganham Mercado Pontos e obtêm benefícios;
  • Acesso ao Programa de Proteção ao Vendedor. Todas as vendas estão protegidas em caso de um imprevisto;
  • Sem custos fixos para a criação e manutenção da o seu Mercado Shop. Você pagará apenas a comissão do produto que vende, como no Mercado Livre.

Basta acessar o site do Mercado Shops e criar seu cadastro!

Como aumentar suas vendas pelo Mercado Livre?

Está anunciando seus produtos mas as vendas não estão como gostaria? Ainda não conseguiu realizar a sua primeira venda?

O início costuma ser difícil mesmo, para a maioria dos empreendedores. Não desanime.

A seguir, separemos algumas dicas para aumentar suas vendas na plataforma.

Confira:

1. Saiba o que vende mais no Mercado Livre

A dica é fazer uma pesquisa sobre quais são os produtos que tem mais saída na plataforma. A estratégia é apostar em produtos populares e que estejam na moda.

Para descobrir o que está vendendo mais na plataforma, acesse a página de tendências. Lá é possível visualizar quais são os produtos mais buscados dentro da plataforma.

Dessa maneira, você pode ter uma noção de quais produtos começar a vender para lucrar mais.

2. Crie títulos e descrições ricas

Os títulos e as descrições de seus produtos devem ser ricas e detalhadas. Quanto mais detalhada for o seu anúncio, mais chances ele terá de ser visualizado pelos usuários do site (e dos motores de busca).

Por isso, coloque bastante informações na descrição do produto e procure utilizar sinônimos e termos relacionados a ele para aumentar o seu alcance.

Por fim, algumas técnicas de escrita SEO podem fazer toda a diferença, já que os produtos também são indexados pelo Google.

3. Invista em anúncios pagos

Dependendo do valor do produto, vale a pena investir no MercadoAds ou em outros canais de trafégo pago, como o Google Adwords e o Facebook Ads.

Faça os cálculos e veja se vale a pena investir em anúncios pagos. Muita gente trabalha exclusivamente dessa maneira, vendendo através de anúncios criados dentro e fora da plataforma.

4. Crie uma boa reputação na plataforma

Responder todas as dúvidas, oferecer um bom atendimento no pós-venda, não atrasar as entregas/envios das mercadorias podem fazer uma grande diferença em suas vendas.

Isso porque se o vendedor não possuir reclamações, ele conquistará o status de Mercado Líder. Dessa maneira, seus anúncios ganharão mais destaques dentro da plataforma e, assim, realizará mais vendas.

A dica é procurar construir uma autoridade dentro do comércio eletrônico e evitar, ao máximo e sempre que possível, os comentários negativos.


Seguindo essas dicas, qualquer pessoa pode começar a vender pelo Mercado Livre e faturar bastante na plataforma.

Com o tempo, você pegará mais experiência e, assim, aprenderá a criar os melhores anúncios e as melhores estratégias de venda.

O negócio é não desanimar e procurar sempre melhorar e aprender mais.

Créditos das imagens: Mercado Livre.

Como vender no Shopee: anuncie produtos em sua loja virtual

Você provavelmente já deve ter algum anúncio do Shopee por aí. Ou, então, comprou ou compra diversos produtos da plataforma. Para quem deseja criar um negócio online, vender no Shopee se tornou um bom empreendimento.

Isso porque a empresa está investindo pesado em divulgação. Como resultado, a utilização do marketplace cresceu bastante entre os consumidores brasileiros.

Esse crescimento está atraindo pessoas físicas e empresas de todos os tamanhos.

Se você está querendo saber como vender no Shopee, este artigo foi desenvolvido especialmente para te ajudar.

Confira, a seguir, todos os passos necessários para começar a venda nessa plataforma que não para de crescer.

como-vender-shopee Como vender no Shopee: anuncie produtos em sua loja virtual

O que é o Shopee?

O Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico que pertence ao Sea Group, uma empresa global que possui uma larga audiência em todo o mundo. Entre os seus principais produtos estão o Garena (de jogos como Free Fire) e o próprio Shopee.

Criado em 2015 em Singapura, o Shopee é um marketplace que permite que pessoas físicas e empresas possam anunciar e comprar produtos de diversos segmentos e categorias.

O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia em que a empresa passou a atuar. Em 2021, a plataforma expandiu sua atuação na América Latina, passando a atuar no México, Colômbia e Chile.

Com milhares de usuários no Brasil e com um plano de crescimento consistente, a plataforma vem atraindo, cada vez mais, empreendedores que desejam ampliar horizontes e investir no comércio eletrônico.

Como se cadastrar no Shopee?

A plataforma está sendo utilizada por pessoas físicas e empreendedores de diversos tamanhos e segmentos.

O resultado disso é que, atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de produtos sendo comercializados no comércio eletrônico.

Para quem está querendo abrir uma loja no Shopee, o primeiro passo é criar um cadastro na plataforma. O procedimento é simples e não leva mais do que 5 minutos para ser concluído.

Veja como se cadastrar e criar uma loja na plataforma no passo a passo a seguir:

shopee-cadastro Como vender no Shopee: anuncie produtos em sua loja virtual
  1. Acesse o site oficial do Shopee Brasil. Quando a página carregar, toque na opção “Cadastrar”.
  2. Você pode se cadastrar utilizando o seu número de celular ou através dos perfis do Facebook, Google ou Apple. Nesse guia mostraremos como cadastrar-se utilizando o telefone. Insira o número do celular e clique em “Próximo”.
  3. O site enviará um código de verificação para o número indicado via SMS. Ao receber a mensagem, insira os números no local indicado para verificar o celular informado. Clique em “Verificar” para continuar.
  4. Escolha a senha que será utilizada em sua conta e selecione o botão “Cadastrar”.
  5. Em seguida, você deverá ir para a “Central do Vendedor” para cadastrar sua loja.
  6. Selecione o tipo de usuário entre Loja Física (CPF) ou Loja Empresarial (CNPJ). Toque em “Próximo” para prosseguir.
  7. Insira as informações solicitadas, como nome da loja, contato, e-mail etc, e clique em “Enviar” para concluir o seu cadastro.

Pronto, o cadastro de sua loja no Shopee foi realizado com sucesso.

shopee-perfil-loja Como vender no Shopee: anuncie produtos em sua loja virtual
Em “Perfil da Loja” você poderá editar informações como nome da loja, imagens, vídeos e descrição.

Agora chegou o momento de cadastrar os produtos que serão comercializados.

Vender no Shopee: como criar anúncios na plataforma

Depois de se cadastrar e criar a loja virtual no marketplace, chegou o momento de anunciar seus produtos.

Saber criar anúncios completos e informativos fará uma grande diferença na hora das vendas.

Veja como criar anúncios no Shopee:

shopee-adicionar-produto Como vender no Shopee: anuncie produtos em sua loja virtual
  1. Acesse a “Central do Vendedor” e faça o login em sua conta. Em seguida, toque em “Adicionar Novo Produto”, localizado no canto esquerdo da tela.
  2. Insira o nome do produto, escolha uma categoria e uma subcategoria. É importante escolher essas informações já que através delas a plataforma organizará o seu anúncio no site. Clique em “Próximo” para continuar.
  3. Escreva uma descrição completa para o produto. Quanto mais descritivo for o anúncio, maiores serão as chances de conversão. Lembre-se que a descrição será visualizada pelos usuários e que também é importante para a classificação do anúncio dentro do site.
  4. Informe as medidas do produto, como peso e dimensões. Essas informações são essenciais para o cálculo do frete. Ative a opção de frete e desça a página para continuar.
  5. Insira o preço do produto e o número de unidades disponíveis em estoque. Adicione as fotos e outras imagens que serão utilizadas no anúncio.
  6. Na parte “Condição”, informe se o produto anunciado é novo ou usado. Clique em “Salvar e Publicar” para finalizar a criação do anúncio.

Como visualizar ou editar o seu anúncio no Shopee?

Quer saber se o seu anúncio ficou legal? Está precisando alterar alguma informação?

Veja como visualizar ou editar o seu anúncio de forma prática com as dicas abaixo:

  1. Acesse a página inicial da plataforma e clique em “Central do Vendedor”;
  2. Selecione a opção “Meus Produtos”;
  3. Na próxima página será possível visualizar todos os anúncios criados e publicados por você. Clique em “Editar” para adicionar mais imagens e fazer todas as alterações necessárias.

Quais são as vantagens de vender no Shopee?

Apesar de ser uma plataforma nova, o Shopee apresenta muitas vantagens para os empreendedores de plantão.

Veja as principais a seguir:

Visibilidade 

Como a empresa está investindo alto em marketing, o número de usuários que acessa e compra na plataforma é muito grande.

Hoje é possível visualizar conteúdos publicitários da empresa na TV, TikTok, YouTube e redes sociais.

Praticidade 

É muito fácil começar a vender na plataforma.

Qualquer pessoa que queira criar uma loja virtual no Shopee pode montar o seu negócio em poucos passos.

Melhores taxas

Quando comparada com outras plataformas de marketplace e comércio eletrônico, como o Mercado Livre, o Shopee apresenta ótimas taxas.

E a cobrança de taxas é essencial para a definição de preço e taxa de lucro dos comerciantes.

Confiança

Apesar de ser um site (e aplicativo) novo no Brasil, o Shopee já se mostrou ser uma plataforma confiável.

O site conta com tecnologia antifraude e um canal de suporte robusto para auxiliar os vendedores, se precisar pode acessar o Fale Conosco Shopee.


Agora que você já sabe como vender no Shopee, chegou a hora de criar a sua loja virtual e publicar seus anúncios na plataforma.

Lembre-se de aumentar a autoridade de sua loja pedindo aos seus clientes que façam avaliações positivas. Tirar todas as dúvidas e oferecer um bom atendimento pós-venda são duas características que destacarão sua loja na plataforma.

Créditos das imagens: Shopee.

Apostas esportivas online: é possível viver disso?

Não é incomum ver propagandas de casas de apostas em espaços publicitários dentro do esporte, como, por exemplo, camisas de times.

Isso acontece porque esse é um setor próspero e com potencial de crescimento de quase 10% para o começo da década de 2020.

Na América latina, estima-se que mais de 640 milhões de pessoas façam parte desse setor. Suas apostas consistem, em geral, em loterias e bingos.

Há, entretanto, uma tendência de migração para o mercado online, principalmente para o campo esportivo. Esse movimento foi em parte catalisado pela pandemia de COVID-19.

O potencial de apostas no Brasil e no restante da América latina é grande. Em países como Reino Unido e Inglaterra, o apostador é reconhecido como profissional.

O Brasil ainda enfrenta questões com a legalização dos operadores, mas já possui um número considerável de pessoas que vivem da prática.

apostas-esportivas-online Apostas esportivas online: é possível viver disso?

Apostas online podem ter impacto positivo na economia brasileira

Tecnicamente, não é ilegal fazer apostas no Brasil.

Existe uma abertura na legislação: o funcionamento de casas de apostas é proibido no território nacional, mas não há detalhamento sobre brasileiros apostarem virtualmente em casas estrangeiras.

A Lei 13.756, de 12 de dezembro de 2018, autoriza o licenciamento de operadores e também estrutura a proteção aos apostadores.

Entretanto, desde a sanção da lei, ainda são discutidos na Câmara dos Deputados e no Senado os projetos de legalização das casas de apostas.

No setor de apostas esportivas, é estimado um faturamento de cerca de R$7 bilhões apenas no Brasil e, por conta disso, as empresas do ramo fazem grandes investimentos em marketing: até mesmo times da série A do Brasileirão recebem algum tipo de patrocínio.

É inegável, então, que o Brasil possui um grande volume de apostas.

Seguindo o fluxo de dinheiro destinado a apostas ao longo dos anos, estima-se que a arrecadação bruta por conta do setor de apostas poderia ser de mais de R$70 bilhões por ano.

Isso sem contar os investimentos que seriam feitos pelos operadores e os empregos que seriam gerados.

É possível viver de apostas?

Existe uma tendência da geração Y, também conhecida como millennial, de não se interessar por jornadas de trabalho fixas e formatos tradicionais de empregos.

Dessa forma, nos últimos anos, tem sido notável o número de relatos de pessoas que abandonaram seus empregos formais para se dedicarem ao mundo das apostas online.

Em 2017, o Correio acompanhou a trajetória de um grupo de pessoas que, insatisfeitas com os próprios empregos e em contato com a possibilidade de lucrar com apostas, pediram demissão e se prepararam para entrar nesse mercado.

Alguns passaram a atuar apenas como apostadores, enquanto outros passaram a oferecer serviços de consultoria. Os resultados foram variados, tendo exemplos com 10% a 1000% de lucro mensal, assim como registro de meses de saldo negativo.

Em 2021, a IstoÉ apresentou um caso de um engenheiro de produção, Victor Dantas, que atua no mercado de apostas há mais de cinco anos.

Em uma parceria com um amigo, ele desenvolveu um algoritmo capaz de analisar estatísticas e fazer cálculos com intuito de aumentar a chance de acerto. Assim, eles fundaram a DetonaBet, um serviço de consultoria de apostas.

A renda de Victor vem das apostas. Segundo ele, o lucro dos últimos dois anos é da casa dos milhões. Só entre maio e junho de 2021, o lucro foi de R$100 mil.

aposta-online Apostas esportivas online: é possível viver disso?

Dicas para começar a apostar com responsabilidade

Se você está interessado em começar a apostar, é muito importante que você tenha algumas coisas em mente. Confira algumas dicas.

Estude como apostar e se dedique

Se você quer viver de apostas, esse será o seu emprego. Nada mais justo que fazer uma preparação adequada.

Antes de começar a de fato apostar, é preciso haver muita pesquisa e estudo sobre o tema. Escolha seus próprios métodos e desenvolva suas próprias estratégias.

Por mais que haja histórias de grandes lucros, é impossível ficar rico de um dia para o outro, muito menos sem fazer esforço.

Aposte com antecedência

Essa é uma dica extremamente valiosa.

No caso de uma partida esportiva, por exemplo, quanto mais perto do início, maior será a oscilação das cotações, as odds. Essa oscilação pode fazer com que as odds fiquem desajustadas por um momento e isso pode prejudicar sua estratégia.

Se planeje e faça a aposta com um tempo considerável de antecedência.

Não arrisque tudo em uma partida

Esse pode ser considerado um erro de iniciante.

No calor do momento, em meio a bons resultados anteriores, pode acontecer de um apostador decidir fazer um movimento arrojado e apostar uma grande quantia de dinheiro de uma vez só.

Isso pode gerar grandes prejuízos e interferir negativamente na carreira construída até então. É importante acumular conhecimento e maturidade com as apostas, para que se possa agir com a devida cautela.

Alguns riscos são necessários

Embora não se deva apostar todas as fichas de uma vez só, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio.

Com o passar do tempo e com o acúmulo de experiência, você poderá enxergar melhor grandes oportunidades e tomar as melhores decisões para otimizar o seu lucro.

Seja seletivo ao apostar

Um profissional não sai apostando em toda partida que encontra.

Muito pelo contrário.

A decisão de apostar é fruto de uma análise cuidadosa das oportunidades e, uma vez que as escolhas foram feitas, é preciso ter foco. Afinal de contas, é o seu dinheiro que está em jogo.

Aposte no que você conhece

Se você não entende de futebol, não faz sentido que você aposte em uma partida.

A aposta deve ser feita em uma categoria ou esporte que você conheça e sobre a qual você consuma conteúdo.

A diversificação da carteira é importante, mas ela deve ser feita com base no seu conhecimento.

Desenvolva inteligência emocional para apostar

Assim como na Bolsa de Valores, os negócios feitos no mercado de apostas é feito de ganhos e perdas.

É de extrema importância que você tenha em mente que você não apenas pode, como você provavelmente irá perder dinheiro em algum momento. Entretanto, isso não o impede de continuar lucrando nas apostas seguintes.

Aprenda a lidar com as derrotas e deixe que elas se transformem em experiência, para que você se torne um profissional cada vez mais capacitado.

Créditos das imagens: Freepik.

Como ganhar (ou comprar) seguidores no Instagram?

Em suma, para ganhar seguidores no Instagram é necessário criar publicações interessantes, incentivar o engajamento do público, explorar muito bem as hashtags, publicar Stories periodicamente e muito mais. 

A rede social é uma das mais utilizadas do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Isso faz com que o Instagram seja uma ótima plataforma para conhecer, interagir, divulgar e vender. 

Para construir uma audiência e ganhar seguidores reais no Instagram, é preciso apostar em estratégias e macetes que dão certo na era digital, tanto para pessoas comuns, quanto para empresas/empreendedores.

E vai ser isso que você aprenderá no conteúdo a seguir.

ganhar-seguidores-instagram Como ganhar (ou comprar) seguidores no Instagram?

Como conseguir seguidores reais no Instagram do jeito certo?

Ter um perfil cheio de seguidores que interagem e comentam nas publicações e stories é muito bom, especialmente para quem está pensando em se tornar um influenciador digital e para empresas/negócios.

O primeiro passo para isso é conquistar seguidores reais no Instagram.

Mostraremos a seguir 6 dicas para ganhar mais followers de forma orgânica (ou seja, sem pagar por isso) dentro do Instagram. Confira:

1. Crie um perfil interessante

Em primeiro lugar você criar um perfil interessante, que desperte o desejo das pessoas o seguirem.

Para isso, escolha uma boa foto, coloque o seu nome pessoal (ou o da sua empresa) e escreva um biografia interessante.

Caso o seu perfil já esteja criado, é possível editar todas essas informações.

Um ponto que deve ser levado em consideração nessa etapa é o nome do usuário (ou seja, a @ do seu perfil). Ele deve ser único e fácil de ser memorizado.

2. Publique fotos/vídeos originais e únicos

O Instagram é uma rede social “visual”. Então, para ganhar seguidores no Instagram é preciso publicar fotos únicas e originais.

Publicações com fotos já conhecidas na internet não oferecerão nada de novo para a audiência. Ou seja, nenhum diferencial ou motivo para que as pessoas queiram seguir o seu perfil.

Suas fotos têm que ser relevantes para o público que você deseja atrair. Pense nas pessoas e no tipo de publicação que terá mais apelo para essa audiência.

Outra dica muito importante é adicionar uma localização toda vez que você postar uma foto em um lugar diferente.

Ao adicionar um local a sua foto, ela poderá ser achada toda vez que um usuário procurar por imagens tiradas em tal lugar – aumentando, assim, suas chances de atrair mais seguidores.

3. Aprenda a utilizar as Hashtags

As hashtags é são palavras seguidas do símbolo #, que são utilizadas na rede para “classificar/categorizar” uma publicação.

Ao fazer uma publicação e utilizar a hashtag #riodejaneiro, por exemplo, permitirá que essa publicação seja visualizada por todos os usuários que navegarem ou seguirem a hashtag.

Esse é apenas um exemplo. A dica certeira é identificar hashtags populares e que façam sentido para o seu perfil e para o público que você deseja conquistar.

E você pode utilizar as hashtags nos comentários, em vez de colocá-las nas legendas, justamente para não poluir a publicação.

Lembre-se que essas tags são utilizadas para aumentar o alcance e a visualização da sua publicação, então não tem problema se forem utilizadas nos comentários.

4. Publique fotos/vídeos e stories todos os dias

É essencial que você faça publicações periódicas para manter e ganhar seguidores reais no Instagram.

Se você não postar nada, então não há motivos para que as pessoas sigam o seu perfil.

É importante publicar, pelo menos, uma foto ou vídeo por dia. Poste, também, Instagram Stories e utilize os recursos como perguntas, enquetes e testes para aumentar o engajamento do seu público.

5. Faça sorteios exclusivos (e reais)

Esse é um dos truques mais eficazes para ganhar seguidores na rede social.

Para dar certo, você deve pedir que os usuários curtam a foto e compartilhem a publicação em outras redes sociais, sigam a sua conta, marquem amigos nos comentários e por aí vai.

A ideia é fazer com que o público interaja bastante e que, é claro, você ganhe alguns seguidores.

No entanto, é ideal que o sorteio seja real e que seja transparente, também. Porque se o prêmio não for entregue, você pode acabar perdendo todos os seguidores conquistados e ficar queimado na rede.

6. Seja ativo na comunidade

O Instagram é uma comunidade e para conquistar seguidores reais, é preciso ser ativo na rede social.

Isso quer dizer que você deve curtir fotos, fazer comentários, interagir com usuários, outras marcas e manter um ritmo regular de postagens.

A ideia é ser um heavy user da rede social – ou seja, estar sempre presente, interagindo com outros usuários do Instagram.

7 sites para comprar ou ganhar seguidores no Instagram

Além dessas dicas, você pode utilizar alguns sites para comprar seguidores reais ou ganhar seguidores no Instagram.

Essas são alternativas para quem deseja aumentar sua audiência rapidamente. Os sites abaixo buscam perfis reais que, além de seguir seu perfil, irão curtir e interagir com suas postagens.

Veja a lista:

1. Social Gram

A plataforma permite que você gerencie contas e conquiste mais seguidores no Instagram.

O app também oferece relatórios em tempo real e outros recursos interessantes.

  • Acesse em socialgram.app

2. Grow Social

O Grow Social é um dos principais sites quando se trata de ganhar seguidores.

O aplicativo permite que o seu perfil cresça a partir de interações automáticas com usuários reais da rede social.

Além disso, a plataforma oferece outras ferramentas que possibilitam ganhar mais followers.

  • Acesse em growsocial.com.br

3. FollowInsta

O FollowInsta é fácil de ser utilizado e permite que os usuários ganhem seguidores reais.

A sua plataforma é intuitiva e dentro de poucos minutos é possível conquistar dezenas de seguidores reais.

  • Acesse em www.followinsta.org

4. Nikau

O Nikau na verdade é um aplicativo um pouco mais complexo que as opções acima.

Entretanto, também como as alternativas mencionadas, funciona muito bem para construir e conquistar uma nova audiência.

  • Acesse em www.nikau.com.br

5. Instacurtidas

A plataforma promete curtidas e seguidores em seu perfil no Instagram gratuitamente. 

  • Acesse em www.instacurtidas.com.br

6. Instelikes

O Instelikes é outro site para quem deseja conquistar seguidores no Instagram de forma gratuita.

  • Acesse em instelikes.com.br

7. Upar Seguidores

Além de conquistar novos seguidores, a plataforma oferece recursos para que você possa gerenciar a sua conta no Instagram de forma prática e inteligente. 

  • Acesse em www.uparseguidores.com

Seguindo nossas dicas, você será capaz de ganhar mais seguidores no Instagram para sua conta pessoal e para o perfil de sua empresa.

É importante criar publicações interessantes, utilizar bastante as hashtags (de preferência, nos comentários), ser ativo na comunidade e fazer sorteios exclusivos até atingir um número estável de followers.

E aí, gostou das dicas? Tem algum truque que gostaria de compartilhar?

Conta pra gente nos comentários!

Créditos das imagens: Freepik

Instagram Stories: o que são e como criar um Story de sucesso?

O Instagram tem uma audiência robusta, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. E de acordo com um levantamento realizado pelo blog da Hootsuite, mais de 500 milhões dessas pessoas acessam o Instagram Stories diariamente. 

Isso torna o recurso uma das principais ferramentas da rede social.

Os Stories foram adicionados ao site em 2016 e mudou a maneira que os usuários utilizam a plataforma.

Através de histórias criativas e diversas, usuários comuns, influencers e empresas de todos os tamanhos interagem com os usuários, realizam vendas e aumentam suas respectivas audiências.

Se você não sabe o que é o Instagram Stories, não se preocupe. No artigo de hoje mostraremos o que é e ainda daremos dicas para que você possa criar stories de sucesso.

Confira!

instagram-stories Instagram Stories: o que são e como criar um Story de sucesso?

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories é um recurso incorporado à rede social no ano de 2016 com o objetivo de aumentar a interação entre os usuários.

A ferramenta permite que o usuário publique fotos, vídeos e textos que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Após esse período, as publicações somem automaticamente e não podem mais serem visualizadas.

O usuário pode publicar diversos Stories ao longo do dia. Assim que são publicados, as histórias são exibidas como um vídeo curto ou slideshow. 

A ferramenta ainda permite que o usuário adicione filtros, stickers, efeitos especiais e enquetes que tornam as publicações mais interessantes, aumentando o engajamento do público que está assistindo.

Dessa forma, os usuários podem mostrar como foi o seu dia e contar histórias através de fotos, videos curtos e textos, além de poder interagir com o público com enquetes e outros recursos disponíveis na rede social. 

5 dicas para criar um Story de sucesso

Já vimos que os Stories são muito utilizados e que são uma forma poderosa de interagir com o público.

Porém, não basta apenas adicionar filtros, figurinhas e publicações para fazer sucesso no site.

Se você deseja criar um Story de sucesso, que desperte o interesse e o engajamento de quem está assistindo, é preciso seguir algumas dicas.

Veja, a seguir, 5 macetes para criar um Story de sucesso no Instagram:

1. Convide o público para interagir

Outra dica muito importante para criar publicações poderosas nos Stories do Instagram é convidar o público para interagir, comprar seguidores para Instagram também pode ajudar a impulsionar o engajamento.

A rede social tem diversos recursos e ferramentas interessantes. Mas se o seu público não interagir se você não convidá-lo. Por isso é importante chamar os usuários para realizarem algum tipo de ação.

Simples frases como “Toque aqui”, “Direct para mais informações”, “Responda essa enquete” etc. Você pode estudar sobre Call to Action (CTA) para obter uma noção maior sobre como convidar o público para interagir com as suas histórias.

2. Adicione uma trilha sonora ao seu Story

instagram-stories-musica Instagram Stories: o que são e como criar um Story de sucesso?

Todo mundo gosta de ouvir música e, por isso, adicionar uma trilha sonora ao seu Story pode torná-lo muito mais interessante.

O próprio Instagram disponibiliza uma lista de músicas para você utilizar em seus stories: basta tocar na figurinha de música e buscar pelo artista desejado.

Outra opção é utilizar um aplicativo de música, como o Deezer ou o Spotify, por exemplo, e colocar aquela música “perfeita” para tocar e toque para gravar o Story.

3. Adicione efeitos e filtros

O Instagram permite que os usuários utilizem uma grande variedade filtros.

Esses filtros adicionam efeitos especiais nas publicações e, se utilizados de forma “correta”, podem deixá-las muito mais interessantes aos olhos do público.

O efeito “Boomerang” é o mais popular entre todos. Utilizado em vídeos, o filtro é uma animação de alguns segundos que se repete como um bumerangue.

As máscaras faciais são outros efeitos muito popular entre os usuários. Explore os filtros e os efeitos e não deixe de aproveitar esses recursos divertidos.

4. Invista em enquetes e perguntas para aumentar o engajamento

instagram-stories-enquetes Instagram Stories: o que são e como criar um Story de sucesso?

As perguntas e enquetes são recursos muito utilizados por empresas e influencers que querem aumentar a interação dos seguidores.

É uma forma divertida de interagir e conhecer mais sobre a opinião e gostos de sua audiência. Também é muito útil para fazer testes e pesquisas rápidas.

Depois de fazer uma pergunta, enquete ou teste, basta arrastar o Story para cima para visualizar as respostas.

5. Conheça os tamanhos de imagens e vídeos permitidos

É importante conhecer os tamanhos de imagens e vídeos permitidos para criar publicações ideias.

  • A dimensão sugerida de imagens e vídeos é de 1080 x 1920. 
  • Cada foto é exibida por 5 segundos. Os vídeos são exibidos em até 15 segundos.

Dessa maneira, se o usuário subir um vídeo maior do que o permitido, o arquivo será dividido em vários Stories.

Como aumentar as visualizações dos Stories?

Mais visualizações quer dizer que as suas publicações estão atraindo a atenção de mais usuários.

E isso pode representar mais vendas, contatos, crescimento orgânico da audiência e muito mais.

As dicas a seguir são simples e diretas, mas definitivamente terão um efeito muito grande em suas publicações.

Confira:

Atraia mais seguidores

Essa dica parece ser bem óbvia, e é. Com mais seguidores, suas publicações e histórias atingirão um número maior de pessoas. E, assim, você obterá mais visualizações.

Você pode fazer parcerias com YouTubers, páginas e grupos do Facebook, influenciadores digitais para obter mais seguidores. Poderá também comprar seguidores do Instagram em plataforma como a Redegram para impulsionar seu perfil.

Uma forma muito utilizada para atrair seguidores são sorteios. Ao atingir um número pré-determinado de seguidores, o perfil sorteia um produto ou serviço. 

Fuja do “mais do mesmo” 

Ao fazer perguntas, enquetes e testes, por exemplo, tente fugir do óbvio.

A ideia é ser interessante e apresentar diferenciais ao público. Por quo os seus stories devem ser assistidos? O que tem de interessante, legal, curioso em suas histórias?

Procure responder/encontrar a resposta para essas questões que, naturalmente, os views nos seus stories aumentarão.


Com um número de usuários ativos de mais de 1 bilhão, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.

O Instagram Stories é um dos recursos mais interessante do site, pois permite a publicação de fotos, textos e vídeos que apagarão automaticamente em 24 horas.

A rede é ótima para construir audiência, divulgar produtos como afiliados, serviços e realizar vendas. 

Seguindo essas dicas você conseguirá criar Stories de sucesso e tirar muito proveito desse recurso.

Créditos das imagens: Instagram.

Como excluir ou desativar a conta do Instagram ou Facebook?

As redes sociais são um ótimo passatempo onde é possível postar fotos, ver memes e interagir com amigos, parentes, colegas de trabalho e pessoas que você conheceu na web, ou até mesmo se tornar um influencer digital de sucesso. No entanto, às vezes ficamos saturados e queremos excluir ou desativar a conta do Instagram ou Facebook.

A vontade de excluir ou desativar as redes sociais pode se dar por vários motivos, seja pelo simples fato de ter ficado enjoado ou, então, por estar passando tempo demais navegando por esses sites.

Seja qual for o motivo, é possível deletar ou suspender o seu perfil temporariamente em ambas as redes sociais.

E a seguir mostraremos como você pode excluir ou desativar a sua conta do Instagram ou Facebook de forma prática e fácil.

excluir-desativar-conta-instagram-facebook Como excluir ou desativar a conta do Instagram ou Facebook?

Desativar temporariamente ou excluir: qual é a melhor opção?

Antes de continuar, é preciso ter certeza sobre qual opção é mais indicada para a sua situação.

Pois, às vezes, você quer apenas dar um tempo das redes e, nesse caso, desativar a conta pode ser a melhor opção.

Ao desativar a sua conta no Facebook ou Instagram, por exemplo, o seu perfil fica desabilitado temporariamente. Aí, se um dia você quiser retornar, é só efetuar o login novamente para reativa-la.

Desse modo os seus dados, como fotos, vídeos e publicações não serão excluídas.

Por outro lado, se você deseja realmente eliminar o seu perfil e todo o conteúdo que há nele, então excluir é a melhor opção.

Ao escolher excluir o seu perfil, você estará deletando todo o seu conteúdo, embora alguns conteúdos como imagens e mensagens ainda possam ser vistos por terceiros, como é o caso do Facebook.

Como desativar a conta do Facebook?

Dar um tempo nas redes sociais às vezes é necessário para preservar nossa saúde mental.

Veja, a seguir, como excluir e desativar o seu perfil no Facebook:

Pelo celular:

  1. Abra o aplicativo, toque no menu e escolha a opção “Configurações de Privacidade”;
  2. Toque em “Configurações de Conta” e, depois, em “Geral”;
  3. Selecione a opção “Gerenciar Conta” e logo após, “Desativar”;
  4. Será necessário informar a sua senha para desativar o seu perfil.

Pelo computador:

  1. Acesse o menu, localizado no canto superior direito, localizado ao lado das notificações;
  2. Agora, clique em “Configurações e Privacidade” e, logo em seguida, em “Configurações”;
  3. Selecione a opção “Suas informações no Facebook” e em “Desativação e Exclusão”, clique em “Ver”;
  4. Escolha a opção “Desativar conta” e toque no botão “Continuar para desativação de conta”.
  5. Escolha um motivo e insira a sua senha para confirmar a ação.

Como excluir a conta do Facebook?

Você pode utilizar as dicas acima para excluir a sua conta, pelo computador. No passo 4, em vez de escolher a opção “Desativar conta”, você deverá escolher “Excluir conta”, clicar no botão “Continuar para a exclusão da conta” e inserir a sua senha.

Outra maneira prática, e que funciona em todos os dispositivos, é acessar a página “Excluir conta”.

Clique no botão “Excluir conta” para confirmar a sua ação.

No entanto, é importante lembrar que essa ação é permanente. Então, antes de continuar, talvez você queira baixar uma cópia de todas as suas informações contidas na rede.

Como excluir ou desativar a conta do Instagram?

excluir-instagram Como excluir ou desativar a conta do Instagram ou Facebook?

Assim como no Facebook, também é possível desativar ou excluir uma conta no Instagram.

Se você quer dar um tempo ou deletar completamente seu perfil, confira as dicas a seguir:

Como desativar a conta?

  1. Abra o aplicativo do Instagram ou acesse-o pelo navegador. Em seguida, faça o login e acesse a página de perfil. Clique em “Editar perfil” para prosseguir.
    Se você estiver acessando pelo celular, role a página até visualizar as opções finais.
  2. Ao encontrar as opções, selecione a alternativa “Desativar minha conta temporariamente”.
  3. Agora, escolha o motivo pelo qual você está desativando o seu perfil. Nesse momento o site mostrará algumas opções. Insira a sua senha para prosseguir.
  4. Insira os campos com as informações solicitadas e clique na opção “Desativar conta temporariamente”.

Pronto, você desativou a sua conta.

Caso mude de ideia e queira utilizar a rede social novamente, basta acessar o site ou aplicativo, clicar em login e inserir suas informações de acesso.

Suas informações e publicações estarão lá, intactas.

Como excluir a conta permanentemente?

No entanto, se o seu objetivo é deletar o perfil e todas as informações contidas nele, talvez excluir a conta permanentemente seja a melhor opção.

Veja como com as dicas abaixo:

  1. Acesse a sua conta pelo aplicativo do Instagram. Acesse o menu localizado no canto superior direito e, em seguida, selecione “Configurações”.
  2. Em seguida, clique em “Ajuda”. Na próxima página, toque em “Central de Ajuda” e aguarde a nova página carregar.
  3. Digite “Excluir conta” no campo de buscas, localizado na parte superior da tela, e clique no primeiro resultado.
  4. Desça a tela até encontrar a opção “Para solicitar que sua conta seja excluída permanentemente”, que é mostrada em negrito.
  5. Clique em “Excluir sua conta” logo na primeira etapa.
  6. Informe o motivo da exclusão de seu perfil. Insira a sua senha no campo editado e clique em “Excluir” para deletar sua conta permanentemente.

Se você não conseguir excluir ou desativar a conta do Instagram ou Facebook por algum motivo, a dica é entrar em contato com o suporte da rede social e pedir ajuda:

Mas no geral, basta seguir essas dicas atualizadas que você conseguirá desativar ou excluir seu perfil pelo computador ou celular.

E você, gostou dessas dicas? Conseguiu desativar ou excluir seu perfil? Conta pra gente nos comentários!

Blog: o que é, para que serve e como ter um?

Se você navega com frequência na internet já se deparou ou mesmo acompanha um ou mais deles. O blog, essa ferramenta tão familiar nos dias atuais, tem como principal objetivo compartilhar as nossas ideias, pensamentos e até conhecimentos com o maior número de pessoas que se identifiquem com o que temos para dizer. 

O que muitos não sabem é a história por trás dos blogs, como quando eles nasceram, para o que eles servem e o que é preciso para começar um deles.

Além, claro, de ganhar um dinheiro a mais explorando as diversas possibilidades que essas páginas oferecem atualmente. 

Vamos então embarcar no mundo dos blogs e, quem sabe, no final desse texto você não sente inspiração para começar um, não é mesmo?

blog-o-que-e Blog: o que é, para que serve e como ter um?

O que é um blog?

O blog surgiu como uma espécie de diário virtual, onde as pessoas colocavam na internet textos sobre a sua vida e tarefas cotidianas, geralmente com o intuito de dividi-los com amigos e pessoas próximas. 

Reza a lenda que o primeiro blog foi criado em 1994, através do estudante americano Justin Hall, embora essa determinação ainda gere bastante discussão. Para muitos, o primeiro blog foi criado apenas três anos depois, em 1997, pelo também estadunidense Jorn Barger, o “Sabedoria Robô” (Robot Wisdom). 

Barger, inclusive, foi o primeiro a cunhar a expressão “weblog” para definir a sua página, que mais tarde seria encurtada apenas para “blog”. Em tradução livre, weblog significa “registro na rede”.

Dois anos depois, um programador chamado Peter Merholz passou a pronunciar a palavra como “we blog” – que traduzido ficaria algo como “nós blogamos” – o que deu origem ao termo como o conhecemos hoje.

A primeira ferramenta de hospedagem para blogs foi criada em 1999, quando a Pyra Labs lançou o “Blogger” (blogueiro, em inglês), plataforma que fez tremendo sucesso no início dos anos 2000, principalmente, e que mais tarde viria a ser comprada pelo Google

O Blogger se popularizou de forma tão acelerada por conta da facilidade de manipulação, o que permitiu a leigos em computador – principalmente adolescentes – criarem a sua própria página e começar a expor suas ideias para o maior número possível de pessoas.

Em resumo, os blogs são grandes diários virtuais, frequentemente atualizados, cada vez mais direcionados a diversos nichos, e que, atualmente, são muito usados para fins comerciais.

Os blogs no Brasil

O Brasil certamente é um dos países que mais consomem e alimentam a cultura bloguística mundial.

São literalmente milhões de blogs ativos todos os dias sobre os mais variados assuntos, sendo os principais deles moda, beleza, esportes, tecnologia, cultura, entretenimento, games, entre outros.

O primeiro blog brasileiro foi criado em 1998 por Nemo Nox, chamado “O Diário da Megalópole”. Ao contrário dos blogs que já existiam ao redor do mundo, o foco não era a vida pessoal de seu criador, mas atividades culturais, principalmente.

Há alguns anos atrás, o Brasil possuía perto de 10 milhões de páginas publicadas na internet. Dessas, 55%, ou seja, mais da metade, eram blogs.

Não seria nada absurdo pensarmos que esses números possam ter aumentado consideravelmente nesse tempo. De qualquer forma, já é o suficiente para entendermos a proporção que essa ferramenta alcança em território nacional.

Quais são os principais tipos de post nos blogs?

blogueiros Blog: o que é, para que serve e como ter um?

Antes de mais nada, precisamos definir o que significa uma postagem, ou um “post”.

Um post é qualquer atualização feita em um blog, seja ela um texto (mais comum), um vídeo, um áudio ou com todos esses elementos ao mesmo tempo.

Vale a ressalva de que não existe uma forma certa ou errada de se comunicar através do seu blog, uma vez que a forma como você expressa os seus pensamentos, ideias ou conhecimentos fica a seu critério pessoal.

No entanto, há um certo consenso de que textos um pouco mais condensados e de linguagem leve são mais atrativos para a leitura do público em geral.

Dessa forma, os formatos de postagens nos blogs englobam as seguintes mídias:

  • Texto: é a parte essencial de um blog. Como grandes diários online, é indispensável que as suas postagens nesse tipo de ferramenta tenham alguma parte escrita, além de ser responsável por tornar a sua página “legível” para o Google e mecanismos de buscas que vão “indicar” o seu blog para quem tem interesse no assunto que você compartilha;
  • Imagem: as imagens são outra parte importante em uma postagem, mas não são essenciais. Elas são utilizadas com frequência para ilustrar o texto ou como miniaturas (thumbnails), que têm por objetivo fazer uma espécie de resumo visual do que o leitor irá encontrar no texto. Existem plataformas de blogs que são voltadas para as imagens, como o Tumblr;
  • Infográficos: são uma coleção de imagens e gráficos acompanhados de um mínimo de texto, com o objetivo de apresentar esses dados de maneira mais facilitada;
  • Vídeo: os vídeos são uma forma de conexão maior com o leitor, visto que o blogueiro se expõe ao contato direto com o seu público, não através de uma ferramenta intermediária como textos e imagens;
  • Áudio: existem diferentes objetivos para se incorporar áudios em postagens de blog, seja como uma transcrição dos textos para deficientes visuais, seja como mídia de divulgação de conteúdo próprio, como um podcast.

Os diferentes padrões de conteúdo

As postagens em um blog podem seguir diversos padrões, de acordo com o estilo do blogueiro ou como aquele conteúdo pode ser melhor digerido pelo leitor.

Abaixo seguirão alguns exemplos das diferentes maneiras de transferir o conhecimento/conteúdo para o leitor.

  • Tutoriais: tutorial é o famoso “passo a passo”. Muito utilizado quando o blogueiro decide ensinar algum conteúdo prático de forma específica.
  • Estatístico: formato que visa transmitir uma informação através de números;
  • Listas: são postagens que divulgam a informação por meio de listas visando, além de ordem, uma assimilação do assunto de uma forma mais objetiva.
  • Educativos: são certamente o tipo de postagem que mais comumente se encontra em blogs que visam transmitir conhecimento para as demais pessoas. São aquelas postagens que ajudam a dirimir dúvidas dos usuários. Um exemplo é este post que você está lendo agora!
  • Novidades ou notícias: outro formato de postagem muito famoso, principalmente em blogs que tratam de tecnologia. São aqueles voltados para lançamentos e atualizações que sejam do interesse do público do blog.

E qual a diferença entre um site “comum” e um blog?

Bom, a diferença essencial é que todo blog é um site, mas nem todo site é um blog.

Ou seja, sites são páginas que existem na internet, quaisquer que sejam elas, mas nem todos os sites têm uma estrutura bloguística.

Se formos observar sites de grandes empresas que existem por aí, a maioria engloba em sua estrutura um blog. Por quê? Porque um site comercial, por exemplo, não possui a dinâmica de um blog. 

Mesmo que a distância entre um site comercial e um blog tenha diminuído bastante conceitualmente nos últimos anos, os sites continuam sendo mais estáticos e não possuem, em sua grande maioria, o canal direto com o público que um blog é capaz de produzir.

Na verdade, essa é a sua principal característica, a comunicação mais “íntima” com quem tem o interesse em saber sobre a empresa, suas novidades ou mesmo tirar dúvidas.

É possível ganhar dinheiro com um blog?

ganhar-dinheiro-blog Blog: o que é, para que serve e como ter um?

Sim, é possível.

Inclusive, existem inúmeras pessoas nesse exato momento faturando com os seus blogs, seja uma renda extra, para complementar o rendimento principal, seja como o próprio sustento mensal.

Muitos desistem da ideia de começar um blog justamente por acharem que a monetização – palavra tão conhecida que significa transformar os seus posts e blog em dinheiro – é uma tarefa muito complicada, mas não é bem assim.

Vejamos abaixo as diferentes maneiras de você fazer dinheiro com o seu blog:

  • Marketing de conteúdo: uma marca cria um blog com o intuito de se manter no topo das sugestões do Google, trazendo cada vez mais potenciais consumidores para entrar em contato com ela. Uma vez em contato, esses consumidores vão se afiliar ao blog da marca de alguma forma – como uma lista de e-mails, por exemplo -, e o caminho ficará livre para que a marca dialogue com os possíveis interessados e possa oferecer os seus produtos ou serviços.
  • Anúncios: outra forma de monetizar com o seu blog são os anúncios. O blogueiro negocia espaços em sua página para que parceiros possam oferecer os seus produtos, como um aluguel desses espaços. Existem plataformas como o Google Adsense onde o blog é cadastrado e recebe automaticamente os anúncios, mas a maioria dos blogueiros prefere negociar diretamente com as empresas caso o site já renda um número de visitas regulares consolidado.
  • Links de afiliados: outra forma de ganhar dinheiro através de um blog é com links de afiliados. Caso ainda não saiba, afiliados são aqueles vendedores que recebem de alguma empresa o “direito” de comercializarem seus produtos, e o vendedor recebe uma comissão caso uma venda seja realizada a partir do link desse determinado afiliado. Nesse caso, uma página que recebe visitas recorrentes tende a atrair mais interessados em acessar e comprar os produtos que são divulgados naquele site, através do link de afiliado do blogueiro. É muito popular em sites de nicho.

Como criar e abrir um blog?

Isso é muito simples!

Atualmente existem plataformas que oferecem serviços fáceis e muito intuitivos para que você possa começar o seu blog pessoal ou comercial.

Basta que você defina primariamente sobre o que você deseja falar e então seguir os passos abaixo:

  1. Escolher a plataforma onde você deseja hospedar o seu blog, como por exemplo WordPress e Blogger;
  2. Decidir se o seu serviço será gratuito ou pago. Para ambos, existem vantagens e desvantagens, então é preciso que você tenha definido com qual objetivo começará a sua página e ver o que mais se encaixa na sua demanda;
  3. Configurar o seu domínio, ou seja, o nome do seu blog;
  4. Escolher o design que você deseja implantar;
  5. Começar a gerar o seu conteúdo.

Parece simples, não é mesmo? E pode ser bem simples mesmo se você se planejar e tiver em mente exatamente o que deseja fazer. 

Como ter um blog 100% grátis com WordPress?

Veja um passo-a-passo de criação de blog no WordPress:

  1. Crie uma conta

    Acesse wordpress.com/start/user e crie sua conta.wordpress-passo-1 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  2. Crie um blog do zero

    Caso apareça uma tela como essa, selecione a primeira opção, que é criar seu site no WordPress.com. Basta clicar em “Comece agora”, e então digite o nome do seu blog.
    wordpress-passo-2 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  3. Escolha um domínio

    Em seguida você deverá escolher um domínio. Você pode pular essa etapa ou já selecionar a opção gratuita e editar depois.wordpress-passo-3 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  4. Escolha um template

    Escolha um visual para o seu blog. Você poderá trocar as fontes (letras) assim que escolher um modelo.wordpress-passo-4 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  5. Escolha um plano

    Selecione o plano gratuito.
    wordpress-passo-5 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  6. Personalize seu blog

    Faça todas as edições que desejar em seu blog! A ferramenta do WordPress é muito completa, então você vai poder criar muita coisa em seu novo blog. Ao finalizar as edições, clique no botão “Complete setup”.
    wordpress-passo-6 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

  7. Lance seu blog

    Você vai precisar confirmar novamente o domínio e o plano gratuito. Depois, clique no botão “Launch your site” para colocar seu site no ar!wordpress-passo-7 Blog: o que é, para que serve e como ter um?

Como ter um blog profissional com WordPress?

Para ter um blog profissional com WordPress você vai precisar investir um pouquinho. Não seria profissional se não fosse por isso, não é mesmo?!

Os investimentos são esses aqui:

  1. Domínio: É o endereço www do seu blog. Custa, em média, 40 reais por ano.
  2. Hospedagem: É um computador online que faz seu site funcionar. O preço varia bastante, você pode conferir algumas opções acessando: melhores empresas de hospedagem de sites de 2024.
  3. Criação do template: Aqui você tem duas opções, conforme descrevo abaixo:
    • Template pronto: É o visual do blog já pronto, com todo o visual preparado para você instalar em seu projeto e personalizar como quiser. Há opções gratuitas no próprio repositório do WordPress, mas você também pode optar por temas premium como os do ThemeForest;
    • Template próprio: É criado por um profissional da área, sendo freelancer ou agência com especialidade em web design e WordPress. Essa é a alternativa ideal se você procura algo com identidade visual própria, boa otimização, desempenho, segurança e consultoria.

Como começar a blogar?

A partir da criação do blog, você precisará responder algumas perguntas que vão direcionar você para como dividir o seu conteúdo com o leitor, como:

  • Para qual público eu estou escrevendo?
  • O que eu estou oferecendo para esse público?
  • Com qual frequência eu farei as minhas postagens?
  • Como vou me diferenciar de outros blogs que produzem o mesmo conteúdo?
  • Como vou me aproximar dos meus leitores?
  • Como irei monetizar o meu blog?
  • Irei utilizar redes sociais?

Respondidas essas perguntas, você estará pronto para começar o seu blog e fazê-lo crescer até se tornar autossustentável.

Mas se você só deseja dividir com outras pessoas os seus pensamentos e ideias, esse espaço existe também. Afinal, foi para isso que eles surgiram, em primeiro lugar, não é verdade?

Boa sorte!

Créditos das imagens: Freepik, WordPress.com e Fabio Lobo.