Como vender no iFood? Tire todas as suas dúvidas!

No passado, cada restaurante tinha seu próprio sistema de entrega e, para fazer um pedido, era preciso que o cliente tivesse o número de telefone do lugar.

Hoje, há plataformas que funcionam como uma espécie de praça de alimentação virtual: Elas são responsáveis por concentrar os restaurantes de cada cidade e automatizar os pedidos, facilitando o processo para a empresa quanto para o cliente.

O iFood é um dos líderes do ramo na América latina. Aderir o seu negócio ao iFood pode resultar em maior visibilidade e em maior alcance de clientes em potencial, por meio de descontos e de outras promoções.

Neste artigo será apresentado o passo a passo para se cadastrar no iFood, assim como dicas que podem auxiliá-lo a melhorar as suas vendas.

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Como cadastrar e começar a vender no iFood?

Antes de mais nada, você deve atender a alguns requisitos importantes, tanto para processar os pedidos quanto para receber os pagamentos.

Os pré-requisitos são:

  • O seu negócio precisa ter um CNPJ;
  • O seu negócio precisa de uma conta bancária vinculada ao CNPJ;
  • Em caso de MEI, a conta pode estar vinculada ao responsável;
  • É preciso de um computador ou celular com acesso a uma internet rápida e estável.

Plano Básico ou Entrega?

No momento do credenciamento, há duas opções de plano: o Plano Básico ou o Plano Entrega.

Ambos os planos não têm fidelidade, ou seja, podem ser cancelados a qualquer momento.

  • Plano Básico: Fica estabelecido que a entrega do produto deve ser feita pelo próprio restaurante. É cobrada uma taxa de 12% sobre os pedidos e uma taxa de 3,5% sobre os pagamentos feitos pelo iFood. Há, também, a cobrança de uma mensalidade no valor de R$100 quando o restaurante atinge R$1800 em vendas por mês na plataforma.
  • Plano Entrega: Disponível em apenas algumas regiões do país, nesse plano o iFood se encarrega de promover a entrega do produto. Nesse caso, é cobrada uma taxa de 27% sobre os pedidos e uma mensalidade de R$130 quando o restaurante atinge R$1800 em vendas por mês na plataforma. A taxa de 3,5% sobre os pagamentos feitos pelo iFood se mantém.

Cadastrando um negócio no iFood

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Página de cadastro no iFood

Para cadastrar o seu negócio, você deve primeiramente acessar a área de cadastro do iFood. Nela, você preenche um formulário inicial com as informações do dono do estabelecimento.

A etapa seguinte consiste em informar os dados do negócio: CNPJ, nome do restaurante, telefone, endereço e especialidade. Nessa etapa, você informa se o seu negócio tem um serviço próprio de entrega ou não.

Por fim, a plataforma te leva à escolha do melhor plano para o seu estabelecimento, com base na disponibilidade do iFood para o Plano Entrega.

Finalizado o cadastro, é enviado o contrato para o seu e-mail.

Como melhorar as vendas pelo iFood?

Depois do cadastro, é interessante adotar uma postura estratégica em relação ao iFood para fazer um bom trabalho e satisfazer os clientes.

Confira a seguir algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido.

Use promoções e cupons de desconto

O iFood conta com categorias específicas para os restaurantes que oferecem promoções, cupons de desconto e frete grátis.

Oferecer ao cliente algum desses benefícios permite que o seu estabelecimento seja colocado em destaque nas devidas sessões, separando-o dos restaurantes concorrentes.

É importante lembrar que, antes de aderir a alguma promoção, você deve avaliar se é financeiramente viável para o seu negócio.

Invista na divulgação do seu restaurante

O iFood é uma plataforma que pode ajudar na visibilidade do seu estabelecimento, que passará a constar na lista de restaurantes da sua categoria na sua cidade.

Porém, é importante lembrar que essa é uma das plataformas de entrega mais usadas no Brasil e obviamente muitos concorrentes também se credenciam.

Você deve, então, investir em estratégias de marketing, preferencialmente por meio de redes sociais. Certifique-se de incluir meios de divulgação o link da sua loja no iFood.

Tenha um cardápio consistente

Um cardápio consistente é objetivo na descrição do produto, mas sem empobrecê-lo. As palavras e as imagens constituem a vitrine do restaurante no iFood e são elas que vão persuadir um cliente a fazer um pedido.

Dessa forma, é importante que a descrição seja criativa. Além disso, é preciso que haja especificação sobre o tamanho do prato e sobre os ingredientes.

Assim, você evita frustração de clientes em relação à quantidade de comida e consegue atender melhor clientes alérgicos e intolerantes.

Invista em fotos de qualidade

Novamente, as fotos no aplicativo são uma das principais formas do estabelecimento se comunicar com o cliente à distância.

É importante que as fotos no cardápio sejam da melhor qualidade possível, de forma a vender o produto. Mas é preciso tomar muito cuidado para que elas não construam uma propaganda enganosa.

A foto do aplicativo deve, acima de tudo, ser coerente com a comida que o cliente irá receber. Caso contrário, isso pode resultar em avaliações negativas para o restaurante.

Qualifique a sua equipe de entrega

Para os estabelecimentos que optarem por fazerem as próprias entregas, é de extrema importância que o serviço seja eficiente.

Além de contribuir para preservar a temperatura e a qualidade da comida, uma entrega mais rápida implica diretamente nas chances de um cliente repetir o pedido e nas chances de você receber mais avaliações positivas na plataforma.

Dessa forma, você deve qualificar os seus entregadores, além de construir um sistema de entrega sólido e uniforme.

Mantenha o seu perfil atualizado

O gerenciamento do estabelecimento deve ser feito pelo próprio empreendedor por meio da extranet do iFood. Nessa área, é possível gerenciar horários de funcionamento, pratos disponíveis no cardápio e outras informações básicas, assim como acessar relatórios de vendas e criar promoções.

Dessa forma, uma ferramenta para evitar transtornos e a frustração dos clientes é manter todas as informações o mais atualizadas possível.

Assim, você evita evasão de clientes e avaliações negativas por ter que informar ao consumidor, por exemplo, que o prato que ele acabou de comprar não está mais disponível.

Use o iFood loop

Disponível apenas em algumas regiões, essa é uma parceria entre a plataforma e alguns restaurantes. A proposta é que esses estabelecimentos ofereçam produtos de qualidade a valores mais acessíveis.

O cliente escolhe o prato e o horário de entrega, que é pré-estabelecido pela plataforma. O iFood, então, executa um agrupamento dos pedidos por região, aumentando, assim, a eficiência na entrega.

As vendas e o lucro dos restaurantes, nesse caso, se dá pelo aumento do volume de pedidos.

Créditos das imagens: iFood.

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